Arte rupestre

Se hoje em dia os pintores compram suas tintas pinceis, acima suas ferramentas eram bastante diferentes. Utilizavam terreno colorida, sangue pelos de animais para produzir imagens de silhuetas de grandes feras em paredes tetos de escuras quase inacessíveis cavernas.

Usa-se o termo arte rupestre para nomear as inúmeras pinturas encontradas no interno de cavernas pré-históricas por todo planeta. Porém será que os desbravadores dessas cavernas que a usavam como tela para seus desenhos tinham a pretensão de fazer arte? Este é uma questão quase improvável de responder, hoje em dia tratamos essas representações como arte em função das suas qualidades técnicas, apesar disso a hipótese mas aceita entre os historiadores é de que, nossos avós pensavam criavam essas imagens como alguma coisa, de tudo, utilitárias. Deste modo é quase correto que nossos maiores não penetrariam cavernas tão inacessíveis com o fácil propósito de decora-las.

A sugestão mas viável para tal conformado é de que esses homens mulheres primitivos que viviam essencialmente da caça, acreditavam no “controlar das imagens” que desenhavam, quer dizer, eles imaginavam que desenvolvendo imagens de suas presas em situação de caça, os animais reais também se renderiam às suas caças. De forma as criações dessas imagens poderiam fornecer como uma sorte de magia para uma caça muito sucedida. Conquanto é difícil declarar com exatidão o significado função dessas imagens, menos que elas nos trazem valiosas pistas a respeito de da cultura modo para toda a vida dessas antigas civilizações , singularmente, que nossos ascendentes possuíam uma capacidade simbólica, intelectual artística homogêneo ao varão contemporâneo.

A maior parte dessas pinturas, feitas com sobras de tição, pigmentos de terreno colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, frequentemente em situação de caça, símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais as próprias mãos. Em outros casos, suas mãos serviam como uma sorte de chancela nas paredes.

Em diversos países do planeta encontram-se cavernas com pinturas rupestres, uma das mas conhecidas cavernas – Lascaux – localiza-se ao sul da França foi invenção em 1940 por um conjunto de jovens. A partir de logo diversos historiadores a visitaram com a pretensão de estuda-la descreve-la. Presentemente a caverna não deve ser visitada por turistas para evitar eventuais prejuízos as pinturas. Pesquisas sugerem que esses desenhos datam de por volta de 17.000 anos detrás, embora existam outras pinturas rupestres bastante mas antigas como as encontradas na subterrâneo de El Castillo, na Espanha que datam de 40.000 anos detrás.

No Brasil também é provável localizar sintoma de pinturas rupestres por todo território pátrio. Um dos mas estudados essencial lugar arqueológico para no Parque Vernáculo da Cordilheira da Capivara no Piauí. Possui o maior montão do continente norte-americano é, do mesmo modo que a caverna de Lascaux na França, considerado Patrimônio Global da Unesco.

veja isso: 10 Filmes incríveis sobre arte que você não deve perder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.